Total de visualizações de página

SEJAM BEM VINDOS! A ED. INFANTIL AGRADECE SUA VISITA.

Neste blog vcs encontrarão novidades e atividades p desenvolver com crianças da ed. Infantil.

domingo, 3 de julho de 2011

Identidade e Autonomia

IDENTIDADE E AUTONOMIA: “EU SOU UM SER IMPORTANTE”
                       
(Escola Municipal “Gotinhas do Saber” – Cáceres/MT)   Autoras: Helena Maria da Silva Lemes
                 Lucilene Ribeiro de Carvalho
                 Maria Inês Leite
                 Ruberléia Cícera Couto Costa
 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O projeto “Identidade e Autonomia – Eu sou um ser importante”, foi desenvolvido no primeiro bimestre do ano letivo de 2009 na Escola Municipal “Gotinhas do Saber” na cidade de Cáceres/MT, com crianças do maternal II no período integral. Sabendo que é por meio da linguagem que a criança se reconhece sujeito do seu grupo, comunica-se com os outros e expressa seus desejos, interesses, necessidades, sentimentos, percepções, valores, conhecimentos e organiza seu pensamento lógico. A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a auto-imagem que através deste conhecimento se vai configurando a capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento. Para que essa construção seja positiva requer que, na escola, as crianças tenham experiências em situações que Ihes permitam ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades. Nesse contexto, o Projeto: Identidade e autonomia - Eu sou um ser importante tem como objetivo oferecer atividades que proporcione a percepção de si e do outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas, através de relatos das histórias de vida de cada educando, de modo que os mesmos sintam-se integrante importante em sua família e na sociedade, lembrando que a participação ativa dos pais fez com que as atividades fossem mais produtivas, haja vista que o aprendizado das crianças acontece em cada momento, em cada olhar perceptivo, dentro ou fora da sala de aula. É necessário relatar que os alunos em sua maioria ficam em tempo integral na escola, assim a escola possui uma rotina, que foi respeitada e tudo adequado ao momento preciso, as atividades pedagógicas, as brincadeiras livres, o momento da alimentação, da higiene e da leitura de histórias. Como culminância do projeto foi confeccionado um mural, designado, “Linha do tempo”, utilizando-se das fotos fornecidas pelos pais, e como lembrança cada aluno levou um porta-retrato.
Palavras-chave: Criança, Valores, Autonomia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
CASTRO, Cícera Mª B. Praticando a Pedagogia na Educação Infantil. Ed. Mel, 2007; 
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio. Século XXI: Rio de Janeiro. Nova fronteira;   
RCNEI. (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil). Vol.2 e 3. Brasília.   MEC/SEF. 1998

Apresentação do Projeto 
através de Pôster
( Lucilene, Helena, Ruberléia e Maria Inês)





 Atividade no dia do circo.





Painel "Linha do Tempo"