Total de visualizações de página

SEJAM BEM VINDOS! A ED. INFANTIL AGRADECE SUA VISITA.

Neste blog vcs encontrarão novidades e atividades p desenvolver com crianças da ed. Infantil.

domingo, 9 de outubro de 2011

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA




OS QUATRO IRMÃOS


Esta é uma história de quatro irmãos: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM, NINGUÉM.
Houve um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez.
ALGUÉM se zangou porque era trabalho de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM, quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.
                      (Autor desconhecido)

... DEPENDE DE VOCÊ


A paz que você reclama tanto a encontrar...
Depende de você.
A compreensão que você reivindica a cada passo...
Depende de você.
A bondade que você admira nas pessoas...
Depende de você.
O diálogo, base de toda convivência...
Depende de você.
A abertura que é caminho para renovação...
Depende de você.
A realização que você julga essencial...
Depende de você.
O amor que você quer encontrar nos outros...
Depende de você.
A organização que você apregoa...
Depende de você.
PONDERE:
Queixar-se ou produzir, atrapalhar ou servir, desprezar ou valorizar, revoltar-se ou colaborar, adoecer ou curar-se, rebaixar ou elevar-se, monologar ou dialogar, ensimesmar-se ou abrir-se, estacionar ou progredir...
É uma questão de escolha...
E esta escolha...
...DEPENDE DE VOCÊ!!!!!!!!!!!!

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


A iniciação da criança no mundo da leitura e da escrita ocorre antes do seu ingresso na escola. Ao se deparar com rótulos de produtos industrializados, realiza suas primeiras tentativas de leitura: a leitura da imagem. Todo esse conhecimento prévio que a criança possui, embora não convencional, deve ser aproveitado pela escola. As recentes investigações parecem indicar certa semelhança entre o processo de aprendizagem da fala e a aprendizagem da leitura, se é falando que a criança aprende a falar, é bem provável que, lendo a criança aprenda a ler.     Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.
Toda escola de Educação Infantil precisa ter certeza do que quer desenvolver na criança. Assim, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático.
             Quando o bebê se expressa com gritos ou gestos, ele tem uma intenção. "Mesmo os que têm pouco vocabulário ou que ainda não falam com desenvoltura estão participando da atividade comunicativa de forma competente e correta"
             Desde muito cedo, cantigas de roda, parlendas e outras canções são meios riquíssimos de propiciar o contato e a brincadeira com as palavras e de estimular a atenção a sua sonoridade
             As rodas de conversa, feitas diariamente, são uma oportunidade de praticar a fala, comentar preferências próprias e trocar informações sobre a família. Nessa situação, há a interação com os colegas e aprende-se a escutar, discutir regras e argumentar. Quanto menor for a faixa etária do grupo, mais necessária será a interferência do educador como propositor e dinamizador dos diálogos.

ATIVIDADE DE LEITURA: (IMITANDO OS ANIMAIS)
Objetivo: Descobrir através da leitura dos movimentos qual animal está sendo representado.
1º PASSO- Convidar 10 alunos p/ participar de uma brincadeira;
2º PASSO- sortear entre eles nomes de animais q deverá ser imitado sem fazer o uso da fala, apenas c/ gestos; (cachorro, gato, sapo, pássaro, peixe, tartaruga, cobra, macaco, elefante, coelho);
3º PASSO- inicia-se a atividade pela ordem de sorteio, os demais colegas de sala deverão adivinhar qual é o animal, a profª irá afixar no quadro a escrita do nome p/ visualização de todos, a atividade prossegue até q todos os animais sejam imitados.

*Comentários sobre a atividade.
ATIVIDADE DE ESCRITA: (REGISTRO DA MÚSICA: A DANÇA DOS BICHOS- ELIANA)
Objetivo: Fazer uma produção escrita (não-convencional).
1º PASSO- Ouvir e dançar ao som da música;
2º PASSO- Pedir p/ cada aluno registrar a música do seu jeito ( mesmo q não seja uma escrita convencional);
3º PASSO- Afixar na parede da sala as atividades e pedir p/ q os autores das produções expliquem aos demais colegas o que escreveu;
4º PASSO- Fazer um cartaz com a escrita convencional da música (Profª é a escriba), deixar que os alunos ilustrem o cartaz.
5º PASSO- Afixar o cartaz na parede p/ visualização de todos.
* Comentários sobre a atividade.